X Sair

Confira as dicas de parques perto de você

Para passar um dia de sol junto da família, um parque é sempre uma boa opção. Muito arborizados e com espaço para caminhar, ler, conversar e brincar, muitas cidades do Brasil possuem parques com entrada gratuita. Confiram algumas opções dos mais frequentados.

Parque Ibirapuera – São Paulo/SP

O parque foi fundado em 1954, em homenagem ao 4° centenário da cidade de São Paulo. A área de 1584 km² conta com muitas ciclovias, quadras, pistas de cooper, áreas para passeio e descanso, e três lagos artificiais, que juntos ocupam 15,7 mil km². O projeto arquitetônico foi feito por Oscar Niemeyer. O parque fica localizado em Moema, um bairro da capital paulista. 

Créditos: Divulgação

Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ

Além de um lugar para passeios, o Jardim Botânico também é um instituto de pesquisas. Lá são encontradas 6500 espécies de plantas, ao ar livre ou em estufas. A área total é de 54 hectares. A fundação do parque foi em 1808, com a chegada da corte de Portugal ao Brasil. O Jardim é um dos locais mais visitados do Rio de Janeiro e já foi usado para gravações de novelas, filmes e documentários. 

Créditos: Rodrigo Soldon | Creative Commons

Parque Barigui – Curitiba/PR

O parque, localizado em Curitiba, tem o mesmo nome do rio Barigui porque este foi represado para formar um grande lago no seu interior. Foi criado em 1972, e é um dos maiores e mais antigos parques da cidade. Com um total de 1,4 milhão m², o parque oferece bares e restaurantes, academias de ginástica e espaço para andar de bicicleta e patins.

Fonte: Wikipédia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Barigui. Acessado em 02/12/2013.

Parque Ecológico do Rio Cocó – Fortaleza/CE

O parque é de extrema importância para a cidade e para a biodiversidade. Além de abrigar diversas espécies de animais e plantas, ele serve para abaixar a temperatura do ar da cidade e também forma uma gigante bacia que previne enchentes durante tempos de chuvas fortes.

Fonte: Wikipédia. Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vista_do_rio_Coc%C3%B3_da_trilha_do_rio.jpg. Acessado em 02/12/2013.