X Sair
rede de assistência

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Inaugurado em novembro de 2012, o Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba (CREMPB) tem como objetivos principais identificar novos casos de EM no estado - e assim iniciar com mais rapidez o tratamento -, atuar na prevenção de incapacidades motoras, apoiar e orientar o paciente e seus cuidadores/familiares sobre a doença e tratamentos.

“O estado da Paraíba tem aproximadamente 158 portadores de Esclerose Múltipla. Destes, cerca de 100 já se cadastraram no CREMPB. O cadastro é importante para fazermos o levantamento epidemiológico do estado, além de verificarmos cada um desses pacientes, confirmando o diagnóstico, checando se as medicações estão adequadas e dando novas orientações conforme a necessidade de cada um”, explica a neurologista Bianca Etelvina Santos de Oliveira (CRMPB 6203), coordenadora do centro.

Com a meta de atender cerca de 50 pacientes por dia, o CREMPB possui serviço de enfermagem, que conta com o apoio das enfermeiras Lindinalva Ferreira (COREN 91240) e Luciana Ferreira de Souza (COREN 86368), e um núcleo do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), que atende no turno da manhã, de terça à sexta-feira, e no turno da tarde, às segundas-feiras. A enfermagem atende em ambos os horários. O atendimento do neurologista especialista em Esclerose Múltipla é oferecido às segundas-feiras, na parte da tarde.

O espaço conta com ambientes para atendimento individual e familiar, trabalho em grupos e reuniões, além das áreas convencionais de serviços. “O ambiente é acessível e acolhedor para facilitar a mobilidade de usuários, profissionais e familiares, garantindo privacidade e preservação da integridade e dignidade dos usuários, com toda orientação que o paciente e seu cuidador/acompanhante necessitam”, diz a Dra. Bianca.

Para se cadastrar no CREMPB o paciente deve levar os seguintes documentos: cópia do RG, CPF e do comprovante de residência; carteira do SUS; uma foto ¾; cópia do laudo da última ressonância, do exame de líquor (caso possua) e dos últimos exames de sangue; imagens da RNM.